SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue43EDUCATIONAL PRODUCT AS A PEDAGOGICAL RESOURCE TO VALUE AFRICAN AND AFRO-BRAZILIAN CULTURETHE ASSESSMENT PRESCRIPTIONS IN THE INITIALS TEACHERS EDUCATION IN PHYSICAL EDUCATION. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

MILBRADT, Carla; HABOWSKI, Adilson Cristiano  and  CONTE, Elaine. ARTE-EDUCAÇÃO E COMPUTADOR: TENDÊNCIAS E DESAFIOS. Práx. Educ. [online]. 2020, vol.16, n.43, pp.515-541.  Epub Nov 24, 2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.7051.

Resumo: O artigo busca compreender os desafios e as tendências no que diz respeito à sensibilização e articulação do computador para o ensino de Arte. Temos como horizonte as seguintes problematizações: Quais são os desafios e as tendências contemporâneas à articulação entre arte-educação-computador para os cenários de aprendizagem em Arte? Quais são os discursos e as preocupações presentes nas dissertações e teses produzidas na esfera da arte-educação e computador? Que percepções os professores têm em relação às experiências com o uso do computador nas aulas de Arte? Se as tecnologias nas interfaces da linguagem artística, da produção cultural e da vida cotidiana não cessam de nos provocar, por meio de práticas sociais e interações no mundo, quais questões emergem desse universo dialógico do conhecimento? Trata-se de uma pesquisa hermenêutica que propõe rastrear as produções referentes ao campo da arte-educação e computador, problematizando as tradições e instrumentos culturais e suas articulações nas escolas. Após um levantamento bibliográfico na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), para compreender as produções do campo, realizamos um estudo exploratório que levou em consideração as concepções de três professores que atuam em escolas e descrevem o horizonte da arte-educação nos cenários de uso do computador. Concluímos que o uso do computador para a criação artística no cotidiano escolar pode contribuir para o aperfeiçoamento didático da arte-educação pelo acesso às redes digitais, mas é na questionabilidade da experiência prática e no esforço educacional da reinvenção humana que o conhecimento das narrativas estéticas e da produção cultural ganha novas dimensões formativas e sociais.

Keywords : Arte-Educação; Computador; Escola; Abordagens didático-pedagógicas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )