SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número43PRODUCTO EDUCATIVO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA VALORAR LA CULTURA AFRICANA Y AFRO-BRASILEÑAREQUISITOS DE EVALUACIÓN DE LOS CURSOS DE FORMACIÓN INICIAL DE PROFESORES DE EDUCACIÓN FÍSICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

MILBRADT, Carla; HABOWSKI, Adilson Cristiano  y  CONTE, Elaine. ARTE-EDUCAÇÃO E COMPUTADOR: TENDÊNCIAS E DESAFIOS. Práx. Educ. [online]. 2020, vol.16, n.43, pp.515-541.  Epub 24-Nov-2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.7051.

Resumo: O artigo busca compreender os desafios e as tendências no que diz respeito à sensibilização e articulação do computador para o ensino de Arte. Temos como horizonte as seguintes problematizações: Quais são os desafios e as tendências contemporâneas à articulação entre arte-educação-computador para os cenários de aprendizagem em Arte? Quais são os discursos e as preocupações presentes nas dissertações e teses produzidas na esfera da arte-educação e computador? Que percepções os professores têm em relação às experiências com o uso do computador nas aulas de Arte? Se as tecnologias nas interfaces da linguagem artística, da produção cultural e da vida cotidiana não cessam de nos provocar, por meio de práticas sociais e interações no mundo, quais questões emergem desse universo dialógico do conhecimento? Trata-se de uma pesquisa hermenêutica que propõe rastrear as produções referentes ao campo da arte-educação e computador, problematizando as tradições e instrumentos culturais e suas articulações nas escolas. Após um levantamento bibliográfico na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), para compreender as produções do campo, realizamos um estudo exploratório que levou em consideração as concepções de três professores que atuam em escolas e descrevem o horizonte da arte-educação nos cenários de uso do computador. Concluímos que o uso do computador para a criação artística no cotidiano escolar pode contribuir para o aperfeiçoamento didático da arte-educação pelo acesso às redes digitais, mas é na questionabilidade da experiência prática e no esforço educacional da reinvenção humana que o conhecimento das narrativas estéticas e da produção cultural ganha novas dimensões formativas e sociais.

Palabras clave : Arte-Educação; Computador; Escola; Abordagens didático-pedagógicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )