SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue43ART EDUCATION AND COMPUTER: TRENDS AND CHALLENGESPIBID AS A COLLABORATIVE SPACE IN THE INITIAL TRAINING OF TEACHERS WHO TEACH MATHEMATICS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

POLETO, Fábia Maria Boreli; FROSSARD, Matheus Lima  and  SANTOS, Wagner dos. AS PRESCRIÇÕES DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Práx. Educ. [online]. 2020, vol.16, n.43, pp.542-568.  Epub Nov 24, 2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.7057.

Resumo: Este artigo busca compreender como são prescritas as práticas avaliativas em todas as disciplinas que compõem a matriz curricular de três cursos de formação de professores em Educação Física das instituições privadas do Estado do Espírito Santo e suas implicações para a constituição dos saberes docentes. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo crítico-documental (BLOCH, 2001) e utiliza os planos de disciplinas como fonte. O software Iramuteq auxiliou na produção dos gráficos e na análise fatorial de correspondência. Os resultados evidenciam que os principais critérios avaliativos prescritos nos planos de disciplina estão relacionados com os aspectos: técnicos e estruturais dos trabalhos (45%); comportamentais (40%); do ensino ou da aprendizagem (15%). As disciplinas de formação ampliada têm priorizado o uso de instrumentos avaliativos individuais com ênfase na escrita e na prova, enquanto as disciplinas de formação específica dão destaque à avaliação coletiva com maior diversidade de instrumentos. O estudo aponta para a necessidade de a formação de professores assumir práticas avaliativas que auxiliem a aprendizagem; busquem compreender os sentidos atribuídos pelos alunos às suas práticas; considerem a especificidade da disciplina; sirvam de exemplo aos alunos para futura reprodução no ambiente escolar; possibilitem a participação ativa dos discentes na escolha dos instrumentos, dos critérios e no processo de julgamento de valor e tomada de decisão.

Keywords : Formação inicial de professores; Avaliação; Educação Física.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )