SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número43EDUCACIÓN ARTÍSTICA Y COMPUTADORA: TENDENCIAS Y DESAFÍOSPIBID COMO ESPACIO COLABORATIVO EN LA FORMACIÓN INICIAL DE PROFESORES QUE ENSEÑAN MATEMÁTICAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

POLETO, Fábia Maria Boreli; FROSSARD, Matheus Lima  y  SANTOS, Wagner dos. AS PRESCRIÇÕES DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Práx. Educ. [online]. 2020, vol.16, n.43, pp.542-568.  Epub 24-Nov-2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.7057.

Resumo: Este artigo busca compreender como são prescritas as práticas avaliativas em todas as disciplinas que compõem a matriz curricular de três cursos de formação de professores em Educação Física das instituições privadas do Estado do Espírito Santo e suas implicações para a constituição dos saberes docentes. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa do tipo crítico-documental (BLOCH, 2001) e utiliza os planos de disciplinas como fonte. O software Iramuteq auxiliou na produção dos gráficos e na análise fatorial de correspondência. Os resultados evidenciam que os principais critérios avaliativos prescritos nos planos de disciplina estão relacionados com os aspectos: técnicos e estruturais dos trabalhos (45%); comportamentais (40%); do ensino ou da aprendizagem (15%). As disciplinas de formação ampliada têm priorizado o uso de instrumentos avaliativos individuais com ênfase na escrita e na prova, enquanto as disciplinas de formação específica dão destaque à avaliação coletiva com maior diversidade de instrumentos. O estudo aponta para a necessidade de a formação de professores assumir práticas avaliativas que auxiliem a aprendizagem; busquem compreender os sentidos atribuídos pelos alunos às suas práticas; considerem a especificidade da disciplina; sirvam de exemplo aos alunos para futura reprodução no ambiente escolar; possibilitem a participação ativa dos discentes na escolha dos instrumentos, dos critérios e no processo de julgamento de valor e tomada de decisão.

Palabras clave : Formação inicial de professores; Avaliação; Educação Física.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )