SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue43THE ASSESSMENT PRESCRIPTIONS IN THE INITIALS TEACHERS EDUCATION IN PHYSICAL EDUCATION.THE ROLE OF UNDIME IN THE PROCESS OF AFFIRMATION OF LOGIC FROM GOVERNANCE IN NETWORKING IN THE FIELD OF BRAZILIAN EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

CIRIACO, Klinger Teodoro  and  SANTOS, Yandra Karla dos. O PIBID COMO ESPAÇO COLABORATIVO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. Práx. Educ. [online]. 2020, vol.16, n.43, pp.569-595.  Epub Nov 24, 2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6508.

Resumo: O artigo relata resultados de uma investigação com o objetivo de compreender como a prática colaborativa de estudos, reflexões e intervenções de um grupo de iniciação à docência constitui-se espaço de aprendizagem compartilhada "de" e "sobre" a docência em Matemática. Para isso, adota-se um referencial teórico que trata da formação inicial de professores e práticas de colaboração. A metodologia se inscreve no campo dos estudos qualitativos em educação, de caráter descritivo analítico, em que os dados foram produzidos com base em entrevistas semiestruturadas com duas integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), uma egressa e outra bolsista. Da análise de dados, foi possível retratar que o programa constituiu-se, desde sua implementação em 2014 na Universidade com a qual trabalhamos, espaço de aprendizagem de futuros professores pautado em dinâmicas colaborativas, o que contribuiu, sobremaneira, para a superação das dificuldades em Matemática, bem como para a formação dos envolvidos no que tange aos aspectos do conhecimento didático para o ensino e do conhecimento matemático para a abordagem de determinados conteúdos em sala de aula. Além disso, a inserção no PIBID resultou em uma mudança de postura frente a disciplina e ainda oportunizou, para as colaboradoras, uma identidade com a pesquisa neste campo.

Keywords : Formação Inicial; Programa de Iniciação à Docência; Colaboração; Ensino de Matemática.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )