SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número43REQUISITOS DE EVALUACIÓN DE LOS CURSOS DE FORMACIÓN INICIAL DE PROFESORES DE EDUCACIÓN FÍSICAEL PAPEL DE UNDIME EN EL PROCESSO DE AFIRMACIÓN DE LA LÓGICA DE LA GOBERNANZA DE REDES EN EL CAMPO EDUCATIVO BRASILEÑO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

CIRIACO, Klinger Teodoro  y  SANTOS, Yandra Karla dos. O PIBID COMO ESPAÇO COLABORATIVO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA. Práx. Educ. [online]. 2020, vol.16, n.43, pp.569-595.  Epub 24-Nov-2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6508.

Resumo: O artigo relata resultados de uma investigação com o objetivo de compreender como a prática colaborativa de estudos, reflexões e intervenções de um grupo de iniciação à docência constitui-se espaço de aprendizagem compartilhada "de" e "sobre" a docência em Matemática. Para isso, adota-se um referencial teórico que trata da formação inicial de professores e práticas de colaboração. A metodologia se inscreve no campo dos estudos qualitativos em educação, de caráter descritivo analítico, em que os dados foram produzidos com base em entrevistas semiestruturadas com duas integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), uma egressa e outra bolsista. Da análise de dados, foi possível retratar que o programa constituiu-se, desde sua implementação em 2014 na Universidade com a qual trabalhamos, espaço de aprendizagem de futuros professores pautado em dinâmicas colaborativas, o que contribuiu, sobremaneira, para a superação das dificuldades em Matemática, bem como para a formação dos envolvidos no que tange aos aspectos do conhecimento didático para o ensino e do conhecimento matemático para a abordagem de determinados conteúdos em sala de aula. Além disso, a inserção no PIBID resultou em uma mudança de postura frente a disciplina e ainda oportunizou, para as colaboradoras, uma identidade com a pesquisa neste campo.

Palabras clave : Formação Inicial; Programa de Iniciação à Docência; Colaboração; Ensino de Matemática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )