SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue43THE ROLE OF UNDIME IN THE PROCESS OF AFFIRMATION OF LOGIC FROM GOVERNANCE IN NETWORKING IN THE FIELD OF BRAZILIAN EDUCATIONTHE PERCEPTIONS OF THE PEDAGOGICAL COORDINATOR IN VIEW OF THEIR PROFESSIONAL ROLE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

BORGES, Vilmar José; LEITE, Lucas de Souza  and  FREITAS, Marcone Henrique de. CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA. Práx. Educ. [online]. 2020, vol.16, n.43, pp.618-638.  Epub Nov 24, 2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6990.

Resumo: O presente estudo se propôs a desenvolver e socializar reflexões acerca das potencialidades do Programa Residência Pedagógica (PRP) para a formação docente, tomando como base a experiência do subprojeto de Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Para tanto, utilizou-se como caminho teórico-metodológico os aportes da história oral (BOM MEIHY, 1996), realizando entrevistas com residentes pedagógicos e professores/as preceptores/as, com foco em suas percepções, seus saberes e seus fazeres acerca da contribuição do Programa para a formação de professores/as de Geografia. Como resultado, observou-se que o PRP configura-se como uma oportunidade de complementar a experiência dos Estágios Obrigatórios, possibilitando uma série de vivências que provavelmente os/as licenciando/as só teriam exercendo a docência, além de contribuir com a formação continuada dos/as professores/as preceptores/as.

Keywords : Formação Docente; Geografia; Programa Residência Pedagógica..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )