SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número43CONTRIBUCIONES DEL PROGRAMA DE FORMACIÓN DEL PROFESORADO DE GEOGRAFÍAEDUCACIÓN FÍSICA EN LA NUEVA ESCUELA SECUNDARIA: IMPLICACIONES Y TENDENCIAS PROMOCIONADAS POR REFORMA Y BNCC índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

SILVA, Liliane Lima de Freitas Sessa  y  RABELO, Amanda Oliveira. AS PERCEPÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO FRENTE AO SEU PAPEL PROFISSIONAL. Práx. Educ. [online]. 2020, vol.16, n.43, pp.639-655.  Epub 24-Nov-2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.7200.

Resumo: Este trabalho busca apresentar, através de relatos de experiências de coordenadoras pedagógicas, a compreensão destes sobre a importância do coordenador na escola. Tomamos como metodologia a abordagem qualitativa, que aconteceu a partir de grupos focais no intuito de obter profundidade nas questões trabalhadas, onde seis coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Itaperuna/RJ participaram de três momentos em grupo, baseados em rodas de conversas direcionadas, objetivando colher dados focados a partir da discussão de tópicos específicos. Através dos relatos das coordenadoras pudemos comprovar que elas possuem uma boa percepção do seu trabalho, expressando através das suas falas o quanto consideram o seu trabalho essencial nas escolas, entretanto pudemos perceber sentimentos de angústia, imediatismo e incompetência por não dar conta de todas as demandas escolares.

Palabras clave : Coordenador Pedagógico; Experiências; Papel social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )