SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número43LAS PERCEPCIONES DEL COORDINADOR PEDAGÓGICO FRENTE A SU PAPEL PROFESIONALFENOMENOLOGÍA Y EL DESARROLLO DE UN ESTILO DE GESTIÓN INNOVADOR EN LICEO EDUCACIONAL MODERNO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

BELTRAO, José Arlen; TAFFAREL, Celi Nelza Zulke  y  TEIXEIRA, David Romão. A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS PELA REFORMA E PELA BNCC. Práx. Educ. [online]. 2020, vol.16, n.43, pp.656-680.  Epub 24-Nov-2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.7024.

Resumo: Este texto objetiva examinar a condição do componente curricular educação física no ensino médio, após as alterações promovidas pela lei n. 13.415/2017, pelas DCNEM de 2018 e pela BNCC, visando discutir as implicações e tendências que emergem desse processo, bem como expor os elementos fundamentais da proposta de educação física presente na BNCC. Apoiado no materialismo histórico dialético, realizou-se pesquisa documental. Constatou-se que a reforma contribuiu para o aprofundamento da hierarquização curricular. A educação física perdeu o status de obrigatória e sua condição de componente curricular não está assegurada. O objeto de ensino apontado pela BNCC não favorece o trato pedagógico do problema central desse campo de conhecimento. Por fim, as habilidades almejadas preterem ou não exigem os conhecimentos científicos ligados à educação física, além de perspectivar para os jovens um limitado desenvolvimento.

Palabras clave : Educação física escolar; Ensino médio; BNCC.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )