SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número43AS PERCEPÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO FRENTE AO SEU PAPEL PROFISSIONALFENOMENOLOGIA E O DESENVOLVIMENTO DE UM ESTILO DE GESTÃO INOVADORA DO LYCEUM EDUCACIONAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

BELTRAO, José Arlen; TAFFAREL, Celi Nelza Zulke  e  TEIXEIRA, David Romão. A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS PELA REFORMA E PELA BNCC. Práx. Educ. [online]. 2020, vol.16, n.43, pp.656-680.  Epub 24-Nov-2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.7024.

Resumo: Este texto objetiva examinar a condição do componente curricular educação física no ensino médio, após as alterações promovidas pela lei n. 13.415/2017, pelas DCNEM de 2018 e pela BNCC, visando discutir as implicações e tendências que emergem desse processo, bem como expor os elementos fundamentais da proposta de educação física presente na BNCC. Apoiado no materialismo histórico dialético, realizou-se pesquisa documental. Constatou-se que a reforma contribuiu para o aprofundamento da hierarquização curricular. A educação física perdeu o status de obrigatória e sua condição de componente curricular não está assegurada. O objeto de ensino apontado pela BNCC não favorece o trato pedagógico do problema central desse campo de conhecimento. Por fim, as habilidades almejadas preterem ou não exigem os conhecimentos científicos ligados à educação física, além de perspectivar para os jovens um limitado desenvolvimento.

Palavras-chave : Educação física escolar; Ensino médio; BNCC.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )