SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número43A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS PELA REFORMA E PELA BNCC índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

SHUTENKO, Andrey I. et al. FENOMENOLOGIA E O DESENVOLVIMENTO DE UM ESTILO DE GESTÃO INOVADORA DO LYCEUM EDUCACIONAL. Práx. Educ. [online]. 2020, vol.16, n.43, pp.681-699.  Epub 24-Nov-2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6841.

Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar as características, o conteúdo e a lógica do desenvolvimento de um estilo de gerenciamento inovador entre os diretores de lyceums educacionais da Rússia moderna. O estudo revela as características específicas desse estilo de gestão, que se resumem à capacidade do gerente de promover o espaço educacional do lyceum para o estado de um sistema em desenvolvimento dinâmico que atende aos requisitos modernos de treinamento de especialistas uma economia inovadora. Um critério-chave para um estilo de gerenciamento inovador foi a capacidade do gerente de dar uma contribuição pessoal à promoção da inovação. Esse critério tornou possível identificar os níveis de crescimento do estilo inovador de gerenciar o lyceum (reprodutivo, adaptável, modelagem local, modelagem de sistema, inovação inovadora). Um modelo de atividade gerencial inovadora foi desenvolvido para o chefes do lyceums, que apunta a la formación de un potencial de liderazgo constructivo y un dinámico "auto-concepto" de gestión. É revelada a lógica da formação de um estilo de gestão inovador, que consiste em três estágios: reflexivo, identificação e o estágio da autorrealização profissional. Como resultado da aplicação dessa lógica, os gerentes do grupo experimental desenvolveram melhor tolerância e flexibilidade da posição, aumentaram sua criatividade e capacidade de suportar estresse prolongado, melhor controlaram a situação e a comunicação, tomaram as decisões necessárias mais rapidamente, mostraram autoconfiança e capacidade de exercer influência gerencial e pedagógica, seja responsável.

Palavras-chave : Lyceum educacional; Estilo de gestão da inovação; Modelo de aprendizagem para gestão inovadora do lyceum.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )