SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número44ANTE EL ESPEJO EN TIEMPOS DE PANDEMIA, EN CINCO ACTOSLA NARRATIVA (AUTO)BIOGRÁFICA Y SUS CONTRIBUCIONES: DESDE LA PRODUCCIÓN DE CONOCIMIENTOS HASTA LA FORMACIÓN DE SUJETOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

BRETON, Hervé. A NARRAÇÃO DA EXPERIÊNCIA VIVIDA FACE AO “PROBLEMA DIFÍCIL” DA EXPERIÊNCIA: ENTRE MEMÓRIA PASSIVA E HISTORICIDADE. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.44, pp.38-51.  Epub 07-Jul-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8013.

Zahavi, num artigo intitulado “Intencionalidade e Fenomenalidade: um Olhar Fenomenológico sobre o ‘Problema Difícil’”, publicado em 2015, questiona as relações dialéticas existentes entre consciência, memória e experiência. O difícil problema da consciência pode ser resumido da seguinte forma: embora seja relativamente simples apreender o conteúdo da experiência, os efeitos experienciais vividos parecem, por outro lado, estar fora do alcance do campo atencional e, consequentemente, do trabalho narrativo fundado nas palavras. Uma vez que a experiência é dada para ser vivida de uma forma “apresentacional”, ela é primeiramente vivida e retida passivamente antes de ser apreendida de uma forma reflexiva e compreensível como objeto de pensamento. Esta diferenciação entre “conteúdo da experiência” e “efeitos experienciais experimentados” constitui, segundo o termo proposto por Zahavi, uma “lacuna explicativa”. Ao pensar nas condições para superar esta lacuna no quadro de uma epistemologia da narrativa, este trabalho examina os processos e as temporalidades da transição da experiência para a linguagem, do ponto de vista fenomenológico e biográfico. Questionar as modalidades pelas quais as práticas narrativas participam da expressão em palavras dos conteúdos da experiência (o teórico), mas também dos efeitos experimentados no contato com esses conteúdos (o experiencial), é examinar as possibilidades de expressão das dimensões formativas da experiência, situando-as na interface entre memória, corpo e fala.

Palabras clave : experiência formativa; microfenomenologia; narrativa.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués | Francés     · Francés ( pdf ) | Portugués ( pdf )