SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue44(AUTO)BIOGRAPHICAL NARRATIVE AND ITS CONTRIBUTIONS: FROM THE PRODUCTION OF KNOWLEDGE TO THE FORMATION OF SUBJECTSNARRATIVE REFLEXIVITY AND SELF (TRANS)FORMING POWER author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

GABRIEL, Carmen Teresa. NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E A QUESTÃO DO SUJEITO: ARTICULAÇÕES NO CAMPO DO CURRÍCULO. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.44, pp.72-92.  Epub June 10, 2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8017.

Esse texto tem por objetivo contribuir para a reflexão teórica no campo do Currículo sobre a potencialidade heurística da articulação entre os estudos autobiográficos e o debate contemporâneo sobre a categoria sujeito no âmbito do quadro de inteligibilidade pós-fundacional. A análise proposta consiste em explorar pistas de investigação que permitem fazer trabalhar algumas aporias que atravessam as reflexões curriculares. Trata-se, mais especificamente, de focalizar aquelas que remetem ao desafio de operar, de forma não binária, com entendimentos de 'sujeito do conhecimento', 'sujeito de demandas' e 'sujeito do desejo' quando posicionados como docentes e /ou alunos/as em contextos discursivos específicos. A partir da análise da produção acadêmica acumulada nos últimos cinco anos no campo do Currículo - e socializada em periódicos qualificados da área educacional - envolvendo, de forma central, processos de subjetivação, este texto investe na defesa da potência analítica da categoria 'sujeito biográfico' para as teorizações curriculares. Como uma possibilidade de enfrentamento dos binarismos que perpassam a fixação de sentidos de docência, ensino e aprendizagem, a força política e epistemológica dessa categoria consiste no fato de seu uso permitir simultaneamente ampliar o entendimento do significante 'razão', operar com a diferença como campo de significação e reconhecer a importância do reconhecimento da historicidade condensada nos corpos dos indivíduos para produção de análises do social sem, no entanto, reafirmar um subjetivismo transcendental e/ou um objetivismo positivista.

Keywords : Estudos biográficos; sujeito biográfico; teorização curricular pós-fundaciona.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )