SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número44NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICOS Y LA CUESTIÓN DEL SUJETO: ARTICULACIONES EN EL CAMPO DEL CURRÍCULORURALIDADES DESHILACHADAS Y MODOS DE GRAFITEAR EN LAS ESCUELAS POR LOS NIÑOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

PASSEGGI, Maria da Conceição. REFLEXIVIDADE NARRATIVA E PODER AUTO(TRANS)FORMADOR. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.44, pp.93-113.  Epub 10-Jun-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8018.

As abordagens biográficas em educação, malgrado sua diversidade, têm como pressuposto comum o poder transformador da ação de narrar a experiência vivida. Admitem que a reflexividade narrativa propicia à pessoa que narra a possibilidade de dar sentido ao que antes não tinha e, ao ordenar narrativamente os acontecimentos, ela (re)constrói outra versão de si e de sua formação. Uma das grandes inquietações da pesquisa consiste em examinar os modos como a ação de linguagem permite operar versões provisórias de si e da experiência narrada. O objetivo do artigo é contribuir para os estudos sobre a reflexividade narrativa como capacidade humana de operar com a linguagem essas versões de si e seu poder auto(trans)formador. Discutirei as noções de autobiografização e de heterobiografização na articulação com a reflexividade narrativa e suas incidências sobre a formação humana. Interrogo a emergência do eu e a hesitante entrada da subjetividade na pesquisa qualitativa, adotando a perspectiva defendida por Dilthey (2010), que considera inseparáveis os vínculos entre a vida, a experiência vivida e a ciência. A vitalidade do sujeito é aqui estudada com base nas noções de sujeito empírico, sujeito epistêmico e sujeito autobiográfico, enquanto dimensões da subjetividade, que se constituem pela reflexão narrativa nos processos de produção e recepção de narrativas da experiência.

Palabras clave : Formação; Reflexividade narrativa; Subjetividade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )