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Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

COSTA, Conceição Leal da; OLIVEIRA, João Paulo  y  CAVAS, Isabel. INVESTIGAÇÃO BIOGRÁFICA E ANÁLISE COM SOFTWARE: COOPERAÇÃO, EMPODERAMENTO, (DES)ENVOLVIMENTO. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.44, pp.148-169.  Epub 10-Jun-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8021.

Neste artigo discutimos algumas questões em torno da investigação biográfica, baseando-nos na que temos desenvolvido, quer na formação de professores, quer com jovens estudantes ou com adultos em situação de vulnerabilidade. Argumentamos, num primeiro momento, sobre a centralidade, atualidade e importância de narrativas e histórias de vida no campo educacional. Assumem-se como fundamentais, numa investigação contemporânea, porque: epistemologicamente ancoradas, ao permitirem construir conhecimento centrado em experiência humana compartilhada; teoricamente sustentadas, ao contemplar o espaço/tempo do vivido e uma compreensão humanizada na produção de conhecimento; metodologicamente implicadas, ao serem coerentes e hábeis na promoção da mudança, com socialização do poder entre os diferentes participantes, aqui entendidos sujeito e investigador. Em seguida, discorremos sobre a relevância de uma investigação biograficamente orientada no desenvolvimento dos sujeitos, incluindo os investigadores. Para tanto, explicitaremos os entendimentos sobre a cooperação, as necessárias coerências entre o objeto de estudo, a metodologia e inerentes questões éticas. Defendemos, igualmente, uma utilização adequada de software de análise. Ilustra-se, então, um processo de análise de narrativas, deixando sobressair relações emergentes e cooperadas construções de sentidos, assim como destacamos avanços teórico-metodológicos coadjuvados pelo NVIVO. Compreendendo que percursos investigativos biograficamente orientados podem ser, em si mesmos, promotores de mudanças, sustentadas e sustentáveis, de quem participa na investigação e dos quotidianos que habitamos. Defende-se, enfim, que os processos de produção das narrativas e as opções de análise podem constituir-se em propostas e avanços teórico-metodológicos, se o rigor da interpretação e a profundidade da reflexão entre sujeitos forem acautelados e adequadamente socializados.

Palabras clave : Investigação biográfica; Cooperação; Desenvolvimento.

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