SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número44TRASCENDENCIAS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS EN LA FORMACIÓN CONTINUA DE PROFESORESLA FORMACIÓN CONTINUA DE PROFESORES DE EDUCACIÓN SUPERIOR: UN ESTUDIO DE LAS LEGISLACIONES NACIONALES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

FURLANETTO, Ecleide Cunico; SELLANI, Helena Aparecida Verderamis  y  BIASOLI, Karina Alves. ARMAZÉM DE MOMENTOS: UM MEMORIAL COLETIVO ELABORADO POR PROFESSORAS EM FORMAÇÃO. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.44, pp.299-323.  Epub 10-Jun-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8027.

Este texto foca-se na análise de um memorial coletivo de formação denominado Armazém de Momentos, elaborado por sete professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo do estudo foi investigar o modo como o trabalho com narrativas, em contexto formativo, poderia potencializar e revelar movimentos individuais e coletivos de formação. Foram estabelecidos diálogos teóricos com autores que investigam a pesquisa-ação-formação centrada nas narrativas, sobretudo, em histórias de vida, com o apoio do uso de memoriais, bem como com autores que abordam o conceito de símbolo e processo de individuação e processo de grupação, na perspectiva da Psicologia Analítica. A análise das narrativas que compõem o Armazém de Momentos evidenciou que a elaboração de um memorial escrito coletivamente, por professores, desencadeou percursos singulares e coletivos de formação, com pontos de aproximação e também de tensões, mediados pelo uso da linguagem e pela seleção de símbolos que foram construídos ao longo do percurso.

Palabras clave : Memorial de formação; Narrativas de formação; Pesquisa (auto)biográfica..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )