SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número44A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO DAS LEGISLAÇÕES NACIONAISWHATSAPP® COMO PROLONGAMENTO DE ESPAÇO FORMATIVO: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE FEIRA DE SANTANA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

KUPAVTSEV, Timofey S. et al. CONSTRUÇÕES DE TESAURO SOBRE A AUTORREALIZAÇÃO DOS ESTUDANTES E SEU BEM-ESTAR PSICOLÓGICO NO ENSINO UNIVERSITÁRIO. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.44, pp.344-361.  Epub 10-Jun-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.6694.

O objetivo deste artigo é revelar as manifestações pessoais e confirmações da autorrealização dos alunos para determinar seu bem-estar psicológico no processo de aprendizado na escola superior russa. No estudo, foi utilizado o método de análise do tesauro, através do qual os autores processaram as respostas dos alunos em uma pesquisa especial. Esse método tornou possível destacar os marcadores semânticos da autorrealização dos alunos com seu agrupamento subsequente em três tesauros significado: o tesauro de prontidão para a autorrealização; tesauro de ações de autorrealização; tesauro de ativadores de autorrealização. De acordo com os dados da pesquisa, o estudo identificou três principais dominantes narrativas do bem-estar psicológico dos alunos na educação, tais como: envolvimento do ego no processo educacional, divulgação abrangente de capacidades pessoais e aceitação na comunidade universitária. Esses dominantes formaram a base de critérios de um estudo especial para determinar o nível de autorrealização dos alunos e seu bem-estar psicológico no ensino universitário. Os resultados resumidos mostraram que o processo de educação universitária fornece as condições e oportunidades necessárias para a autorrealização para a maioria dos estudantes entrevistados durante este estudo.

Palavras-chave : Autorrealização do aluno; Análise de tesauros; Marcadores semânticos; Dominantes narrativas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )