SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue44THESAURUS CONSTRUCTIONS OF STUDENTS' SELF-FULFILLMENT AND PSYCHOLOGICAL WELL-BEING IN UNIVERSITY EDUCATIONTHE FORMATION OF COLLECTIVE SUBJECTS’ SMALL SOCIAL GROUPS IN THE INFORMATION AGE (PROBLEM OF IDENTITY) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

ARAUJO, Andreia Machado Castiglioni de; COUTO, Edvaldo Souza  and  FICOSECO, Verónica Sofia. WHATSAPP® COMO PROLONGAMENTO DE ESPAÇO FORMATIVO: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE FEIRA DE SANTANA. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.44, pp.362-380.  Epub June 10, 2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.6829.

No contexto das tecnologias digitais e da popularização dos aplicativos, o objetivo do artigo é investigar se um grupo no WhatsApp®, composto por professores de Língua Inglesa, dos anos finais do Ensino Fundamental, de escolas públicas municipais, de Feira de Santana, se configura enquanto espaço de prolongamento da formação continuada ocorrida em 2018. A metodologia utilizada foi a qualitativa, de cunho descritivo e analítico, inspirada na netnografia, com base na exportação e análises de registros de narrativas produzidas pelo grupo de professores. Com o estudo pudemos concluir que existe um crescente engajamento dos professores com o compartilhamento de conteúdos e que eles utilizam as informações contidas nesse grupo para sua formação profissional e, consequentemente, para mudanças nas suas práticas pedagógicas.

Keywords : Tecnologias digitais; Espaço formativo docente; WhatsApp®..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )