SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número44CONSTRUCCIONES DE TESAUROS DE LA AUTORREALIZACIÓN Y EL BIENESTAR PSICOLÓGICO DE LOS ESTUDIANTES EN LA EDUCACIÓN UNIVERSITARIAFORMACIÓN DE SUJETOS COLECTIVOS DE PEQUEÑOS GRUPOS SOCIALES EN LA EPOCA DE INFORMACIÓN (PROBLEMA DE IDENTIDAD) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

ARAUJO, Andreia Machado Castiglioni de; COUTO, Edvaldo Souza  y  FICOSECO, Verónica Sofia. WHATSAPP® COMO PROLONGAMENTO DE ESPAÇO FORMATIVO: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE FEIRA DE SANTANA. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.44, pp.362-380.  Epub 10-Jun-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.6829.

No contexto das tecnologias digitais e da popularização dos aplicativos, o objetivo do artigo é investigar se um grupo no WhatsApp®, composto por professores de Língua Inglesa, dos anos finais do Ensino Fundamental, de escolas públicas municipais, de Feira de Santana, se configura enquanto espaço de prolongamento da formação continuada ocorrida em 2018. A metodologia utilizada foi a qualitativa, de cunho descritivo e analítico, inspirada na netnografia, com base na exportação e análises de registros de narrativas produzidas pelo grupo de professores. Com o estudo pudemos concluir que existe um crescente engajamento dos professores com o compartilhamento de conteúdos e que eles utilizam as informações contidas nesse grupo para sua formação profissional e, consequentemente, para mudanças nas suas práticas pedagógicas.

Palabras clave : Tecnologias digitais; Espaço formativo docente; WhatsApp®..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )