SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número44CONSTRUÇÕES DE TESAURO SOBRE A AUTORREALIZAÇÃO DOS ESTUDANTES E SEU BEM-ESTAR PSICOLÓGICO NO ENSINO UNIVERSITÁRIOFORMAÇÃO DE ASSUNTOS COLETIVOS DE PEQUENOS GRUPOS SOCIAIS NA ÉPOCA DA INFORMAÇÃO (PROBLEMA DE IDENTIDADE) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

ARAUJO, Andreia Machado Castiglioni de; COUTO, Edvaldo Souza  e  FICOSECO, Verónica Sofia. WHATSAPP® COMO PROLONGAMENTO DE ESPAÇO FORMATIVO: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE FEIRA DE SANTANA. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.44, pp.362-380.  Epub 10-Jun-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.6829.

No contexto das tecnologias digitais e da popularização dos aplicativos, o objetivo do artigo é investigar se um grupo no WhatsApp®, composto por professores de Língua Inglesa, dos anos finais do Ensino Fundamental, de escolas públicas municipais, de Feira de Santana, se configura enquanto espaço de prolongamento da formação continuada ocorrida em 2018. A metodologia utilizada foi a qualitativa, de cunho descritivo e analítico, inspirada na netnografia, com base na exportação e análises de registros de narrativas produzidas pelo grupo de professores. Com o estudo pudemos concluir que existe um crescente engajamento dos professores com o compartilhamento de conteúdos e que eles utilizam as informações contidas nesse grupo para sua formação profissional e, consequentemente, para mudanças nas suas práticas pedagógicas.

Palavras-chave : Tecnologias digitais; Espaço formativo docente; WhatsApp®..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )