SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue44WHATSAPP® AS AN EXTENSION OF FORMATIVE SPACE: NARRATIVES OF ENGLISH TEACHERS FROM MUNICIPAL PUBLIC SCHOOLS IN FEIRA DE SANTANASCIENTIFIC PRODUCTION IN THE EDUCATIONAL CONTEXT OF COUNTRYSIDE PEOPLES, WATERS AND FORESTS IN BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

PALAHUTA, Vadym I.  and  BESKARAVAINYI, Stanislav S.. FORMAÇÃO DE ASSUNTOS COLETIVOS DE PEQUENOS GRUPOS SOCIAIS NA ÉPOCA DA INFORMAÇÃO (PROBLEMA DE IDENTIDADE). Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.44, pp.381-397.  Epub June 10, 2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.6839.

O objetivo do artigo: estudar o impacto da tecnologia de inteligência artificial (IA) na sociedade, o que leva à formação de grupos sociais fundamentalmente novos. A maior diversidade e liberdade de desenvolvimento será alocada para pequenos grupos sociais que interagem diretamente com a IA. O modelo do novo grupo social deve responder às seguintes perguntas: que oportunidades a IA oferece? Qual o papel da IA em um pequeno grupo social? Como as pessoas se identificam com um grupo semelhante? Utilizou-se a descrição da estrutura de pequenos grupos sociais, determinou-se o papel multissubjetivo do organizador e intermediário da IA. O conceito de “comunidade situacional” foi usado para revelar a estrutura de equilíbrio de tais grupos, onde a identidade individual ou de grupo domina. Em várias situações, a IA poderá substituir uma pessoa que deixou o grupo como líder, ou garantir a estrita observância das configurações inalteradas para o grupo, ou desempenhar o papel de um organizador coletivo-sombra, que, a fim de preservar a integridade do grupo, pode transformar suas metas e objetivos. Graças à IA, pequenos grupos sociais terão acesso às ferramentas para organizar atividades que anteriormente tinham apenas estruturas sociais maiores. Um aumento na subjetividade pode levar a transformações significativas e uma mudança no papel desses grupos sociais. Uma ameaça foi identificada: o indivíduo pode não ser capaz de abandonar independentemente sua identificação comportamental-cognitiva e emocional com o grupo.

Keywords : Comunidades situacionais; inteligência artificial; sujeito coletivo.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )