SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número44WHATSAPP® COMO PROLONGAMENTO DE ESPAÇO FORMATIVO: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE FEIRA DE SANTANAPRODUÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DOS POVOS DO CAMPO, ÁGUAS E FLORESTAS NO BRASIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

PALAHUTA, Vadym I.  e  BESKARAVAINYI, Stanislav S.. FORMAÇÃO DE ASSUNTOS COLETIVOS DE PEQUENOS GRUPOS SOCIAIS NA ÉPOCA DA INFORMAÇÃO (PROBLEMA DE IDENTIDADE). Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.44, pp.381-397.  Epub 10-Jun-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.6839.

O objetivo do artigo: estudar o impacto da tecnologia de inteligência artificial (IA) na sociedade, o que leva à formação de grupos sociais fundamentalmente novos. A maior diversidade e liberdade de desenvolvimento será alocada para pequenos grupos sociais que interagem diretamente com a IA. O modelo do novo grupo social deve responder às seguintes perguntas: que oportunidades a IA oferece? Qual o papel da IA em um pequeno grupo social? Como as pessoas se identificam com um grupo semelhante? Utilizou-se a descrição da estrutura de pequenos grupos sociais, determinou-se o papel multissubjetivo do organizador e intermediário da IA. O conceito de “comunidade situacional” foi usado para revelar a estrutura de equilíbrio de tais grupos, onde a identidade individual ou de grupo domina. Em várias situações, a IA poderá substituir uma pessoa que deixou o grupo como líder, ou garantir a estrita observância das configurações inalteradas para o grupo, ou desempenhar o papel de um organizador coletivo-sombra, que, a fim de preservar a integridade do grupo, pode transformar suas metas e objetivos. Graças à IA, pequenos grupos sociais terão acesso às ferramentas para organizar atividades que anteriormente tinham apenas estruturas sociais maiores. Um aumento na subjetividade pode levar a transformações significativas e uma mudança no papel desses grupos sociais. Uma ameaça foi identificada: o indivíduo pode não ser capaz de abandonar independentemente sua identificação comportamental-cognitiva e emocional com o grupo.

Palavras-chave : Comunidades situacionais; inteligência artificial; sujeito coletivo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )