SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue44THE FORMATION OF COLLECTIVE SUBJECTS’ SMALL SOCIAL GROUPS IN THE INFORMATION AGE (PROBLEM OF IDENTITY)IDENTITY AND DIFFERENCE IN CHILDREN'S EDUCATIONAL SPACES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

PAULA, Adalberto Penha de  and  BUFREM, Leilah Santiago. PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DOS POVOS DO CAMPO, ÁGUAS E FLORESTAS NO BRASIL. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.44, pp.398-422.  Epub June 10, 2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.7020.

Considerando a realidade das comunidades tradicionais do litoral do Paraná e a relação entre Educação do Campo e Território, apresenta discussões sobre os significados da escola do campo a partir do levantamento de pesquisas. Objetiva colaborar com um campo de investigação da área da educação, isto é, a Educação do Campo, articulando a produção do conhecimento registrada, portanto validada pelas instâncias acadêmicas, com as dimensões que a constituem. Procede com o levantamento de informações na base de dados do Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), apresenta e dialoga com os principais trabalhos encontrados através do uso de descritores. Deste modo, observa que o diálogo com os trabalhos identificados contribui significativamente com novas compreensões e indica que as pesquisas avançam para além da educação, visto que em sua maioria apresentam análises relacionadas com outros aspectos e segmentos da sociedade. Conclui que as revisões bibliográficas são estratégia necessária para verificar o conhecimento produzido em determinada na área de pesquisa e que é urgente a articulação entre os sujeitos do campo, das águas e das florestas, além de outras populações que se encontram à margem para o fortalecimento das comunidades e territórios na luta e garantia dos seus diretos.

Keywords : Produção do Conhecimento; Educação do Campo; Escola do campo..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )