SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número44IDENTIDADE E DIFERENÇA NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS INFANTISDO GÊNERO À “IDEOLOGIA DE GÊNERO” NO CAMPO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: APONTAMENTOS TEÓRICOS, HISTÓRICOS E POLÍTICOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

SILVA, Guilherme de Castro Ribeiro Ferreira e; GOMES, Ivan Marcelo  e  ABIB, Leonardo Trápaga. O CORPO NA SOCIEDADE DE CONSUMIDORES: INTERPRETAÇÕES A PARTIR DE ESTUDANTES DO COLÉGIO PEDRO II. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.44, pp.443-464.  Epub 10-Jun-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.7028.

O objetivo da pesquisa foi analisar as representações corporais de um grupo de estudantes do Ensino Médio do Colégio Pedro II. A pesquisa se desenvolveu com 77 estudantes do Ensino Médio regular e integrado do Colégio Pedro II - Campus São Cristóvão III. Os instrumentos para coleta de informações foram um questionário survey on-line e grupo focal, com análise baseada no Método de Interpretação dos Sentidos, privilegiando o diálogo com a abordagem sociológica de Zygmunt Bauman. As análises desenvolvidas demonstraram, em consonância com o argumento baumaniano em torno dos processos de privatização e consumo, que os estudantes possuem identidades corporais ambivalentes, ou seja, seus entendimentos sobre o corpo são fluidos em função das estratégias de responsabilização individual em torno das decisões sobre o corpo, que foram influenciadas, no escopo dessa pesquisa, por ações educativas presentes na instituição em foco e por influências midiáticas.

Palavras-chave : Adolescência; Corpo; Consumo..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )