SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número44THE BODY IN THE CONSUMER SOCIETY: INTERPRETATIONS FROM STUDENTS AT COLÉGIO PEDRO IILA MATRÍCULA COMO DERECHO DEL ESTUDIANTE EN LA PANDEMIA COVID-19 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

FURLIN, Neiva. DO GÊNERO À “IDEOLOGIA DE GÊNERO” NO CAMPO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: APONTAMENTOS TEÓRICOS, HISTÓRICOS E POLÍTICOS. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.44, pp.465-487.  Epub 10-Jun-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.7042.

A partir do início deste século, criaram-se mecanismos estatais para incluir gênero e sexualidades nas políticas educacionais, respondendo exigências de organismos internacionais. Ao lado disso, levantaram-se vozes conservadoras que produziram a narrativa nomeada “ideologia de gênero”, visando desqualificar estudos acadêmicos e conter os avanços dos direitos voltados à igualdade de gênero e o reconhecimento das diversidades sexuais. Este artigo, teórico-reflexivo, analisa como o gênero foi incorporado nas políticas educacionais, em vista de processos de transformação socioculturais e como se tornou um elemento de disputa política, por parte dos setores conservadores, que transformou o gênero em inimigo a ser combatido. Trata-se de um projeto que oculta interesses específicos e que coloca em jogo um modelo de sociedade e de educação democrática, pautada na igualdade de direitos e na convivência plural.

Palabras clave : Educação democrática; Conceito de gênero; “Ideologia de gênero”.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )