SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número44A MATRÍCULA COMO DIREITO DO ESTUDANTE NA PANDEMIA DA COVID-19 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

MOUSAVI, Seyyed Nasser; GHAFOORI, Nasser  e  SAEIDI, Mahnaz. NOTANDO, RECUPERANDO E GERANDO: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE RETENÇÃO E APRENDIZADO DE VOCABULÁRIO. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.44, pp.509-540.  Epub 10-Jun-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.6298.

O presente estudo é uma tentativa de examinar os processos psicológicos de observação, recuperação e geração e sua possível contribuição para o processo de aprendizado e retenção de vocabulário entre estudantes intermediários. O método de pesquisa foi experimental. Cento e vinte alunos intermediários foram divididos aleatoriamente em quatro grupos: Nota através do aprimoramento de entrada (n = 30), aprimoramento de entrada mais revisão baseada em entrada (n = 30), aprimoramento de entrada mais revisão baseada em saída (n = 30) e Aprimoramento de entrada mais revisão baseada em entrada e baseada em saída. As Palavras Acadêmicas contextualizadas em Foco no Vocabulário 2: Dominando a Lista de Palavras Acadêmicas (Schmitt, Schmitt, & Mann, 2011) foram as palavras-alvo do estudo. Um pré-teste composto por itens do VLT foi administrado aos participantes. O primeiro grupo encontrou as palavras-alvo que já foram destacadas para absorver sua atenção. Encontrando as palavras já destacadas, o segundo grupo revisou as palavras por meio de cartões de palavras feitos pelo pesquisador. O terceiro grupo, além de encontrar as palavras já destacadas, revisou as palavras reescrevendo as frases, incluindo as palavras-alvo. O quarto grupo experimentou perceber através do aprimoramento das entradas; recuperação através do uso de cartões de texto feitos pelo pesquisador; e geração através da reescrita das frases que contêm as palavras desconhecidas. Uma semana após a última sessão de tratamento, um pós-teste imediato e após duas semanas, um pós-teste tardio foi administrado. Com base nos resultados de quatro ANOVAs de medidas repetidas unidirecionais e três ANOVAs unidirecionais, foi revelado que todos os tipos de revisões baseadas em entradas, baseadas em resultados e baseadas em resultados têm efeito positivo na aprendizagem de vocabulário. No entanto, seu efeito positivo na retenção de vocabulário foi bastante vago. Além disso, o grupo tratado por meio do aprimoramento das entradas e análises baseadas em entradas e saídas superou os outros grupos.

Palavras-chave : geração; Notando; Recuperação; Aprendizagem de vocabulário; Retenção de Vocabulário.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )