SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número45LA CULTURA DIGITAL Y LOS RECURSOS PEDAGÓGICOS DIGITALES: UNA VISIÓN GENERAL DE LA ENSEÑANZA EN LA PANDEMIA DE COVID-19NARRATIVA DE LAS RELACIONES ENTRE CURRÍCULO Y CULTURA DIGITAL EN TIEMPOS DE PANDEMIA: UNA EXPERIENCIA EN EL POSGRADO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

PESCE, Lucila  y  HESSEL, Ana Maria Di Grado. ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: UM RELATO ANALÍTICO. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.45, pp.33-51.  Epub 03-Mayo-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8323.

O presente artigo tem por objetivo refletir acerca das dificuldades apresentadas ao ensino superior e seus enfrentamentos, considerando-se o cenário da pandemia da COVID-19. No que diz respeito à abordagem metodológica, o artigo situa-se como um relato analítico das ações educacionais desenvolvidas em duas universidades sediadas no estado de São Paulo: uma pública e uma comunitária. O quadro teórico do relato analítico apoia-se em um intertexto entre o conceito de ação comunicativa em Habermas e dialogismo em Bakhtin. Com base neste marco teórico, o artigo reflete sobre a hegemônica racionalidade instrumental que ampara boa parte das ações educacionais no ensino superior brasileiro, ainda mais recrudescida no contexto da supracitada pandemia. Por meio dela, da racionalidade instrumental, o mundo da vida dos atores sociais diretamente envolvidos nos processos formativos (estudantes, professores, gestores e técnicos educacionais) é colonizado pelo sistema; no caso, o sistema educacional. À contramão desta racionalidade hegemônica, tão cara ao capital, o presente artigo relata algumas ações educacionais desenvolvidas no seio das duas universidades, com base na premissa dialógica, em respeito ao mundo da vida dos professores e estudantes participantes das aludidas ações educacionais.

Palabras clave : Educação; Pandemia da COVID-19; Racionalidade Instrumental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )