SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue45HIGHER EDUCATION IN THE CONTEXT OF THE PANDEMIC OF COVID-19: AN ANALYTICAL REPORTDIGITAL COMMUNICATION PROCESSES IN THE PORTUGUESE EDUCATIONAL SYSTEM IN PANDEMIC TIMES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. NARRATIVA DAS RELAÇÕES ENTRE CURRÍCULO E CULTURA DIGITAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA EXPERIÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.45, pp.52-80.  Epub May 03, 2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8324.

Este artigo tem o objetivo de refletir acerca da integração entre o currículo e as tecnologias e a composição da categoria “web currículo”, considerado um constructo teórico e uma categoria de ação trabalhada pela autora desde 2010. Tem como base a experiência na docência de uma disciplina desenvolvida remotamente em um programa de pós-graduação no decorrer do primeiro semestre de 2020, com estudantes do curso de doutoramento. O desenho metodológico do estudo descreve o panorama bibliográfico e documental sobre a educação durante a pandemia e os conceitos que fundamentam as reflexões. Em seguida, constrói uma narrativa da experiência da autora com base em diários pessoais e documentos disponíveis no ambiente virtual que foram produzidos ao longo do desenvolvimento das atividades da disciplina. A narrativa aponta que a educação remota oportunizou outros modos de desenvolver uma educação baseada em fundamentos dialógicos, reflexivos e de coconstrução de conhecimento. Além disso, mostra a relevância da adoção de uma postura de acolhimento, solidariedade, encorajamento, criatividade e criticidade comprometida com o enfrentamento da realidade cruel da pandemia, que escancara e amplifica as disparidades sociais, culturais, digitais e educacionais.

Keywords : integração currículo e tecnologias; web currículo; diálogo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )