SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue45THE NARRATIVE OF THE RELATIONSHIP BETWEEN THE CURRICULUM AND DIGITAL CULTURE DURING THE PANDEMIC - A POST-GRADUATE EXPERIENCEPROFESSOR’S DIGITAL COMPETENCES IN PANDEMIC TIMES: DIGCOMPEDU SELF-ASSESSMENT ANALYSIS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

NOBRE, Ana et al. PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL NO SISTEMA EDUCATIVO PORTUGUÊS EM TEMPOS DE PANDEMIA. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.45, pp.81-99.  Epub May 03, 2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8331.

A pandemia da COVID-19 está a provocar alterações a diferentes níveis e o setor da educação não ficou imune. O afastamento social que se impõe afetou a forma de vivenciar a relação pedagógica, com implicações nos processos de ensino e aprendizagem. A noção de espaço físico de sala de aula deu lugar a uma fronteira fluida onde os artefactos digitais ocupam um lugar de primazia, pois foi necessário reinventar uma cultura de face a face numa cultura mediada pelo digital. Para responderem a esta transição os professores tiveram que rapidamente alterar e alterar e adaptar estratégias diferenciadas. A Universidade Aberta, em parceria com o Ministério da Educação de Portugal, desenhou e ministrou um curso de formação para a docência digital em rede, com o objetivo de promover, nos professores do ensino não superior, competências na área da educação a distância. Este texto centra-se especificamentenas formas de comunicação entre os elementos da comunidade educativa criadas pelas escolas e cujos representantes participaram no referido curso. Os dados recolhidos provêm do referido curso de formação em que participaram cerca de 2300 professores e diretores de 756 agrupamentos e escolas não agrupadas de todo país. Seguindo uma metodologia qualitativa, com base na análise de conteúdo temática, centramo-nos na dimensão da comunicação evidenciada nos trabalhos finais que assumiram o formato de planos escolares, realizados colaborativamente. A análise permitiu identificar os mecanismos de garantia de ocorrência das comunicações, avaliar a eficácia dos meios mobilizados e relacionar os processos comunicativos com o sentimento de pertença à comunidade educativa.

Keywords : Educação Digital e em Rede; Comunicação; Colaboração..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )