SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número45COMPETENCIAS DIGITALES DE LOS PROFESORES UNIVERSITARIOS EN TIEMPOS DE PANDEMIA: ANÁLISIS DE AUTOEVALUACIÓN DIGCOMPEDUHABITAR DE ENSEÑAR Y APRENDER EN TIEMPOS DE PANDEMIA Y LA VIRTUALIDAD DE LA EDUCACIÓN OnLIFE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

MACHADO, Soraia Sales Baptista da Costa; COSTA, Graça dos Santos; MALLOWS, David  y  COSTA, Patrícia Lessa Santos. INDAGAÇÕES NA/COM A EJA NO CONTEXTO DE PANDEMIA: UMA EXPERIÊNCIA EM CÍRCULOS DE CULTURA DIGITAIS. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.45, pp.117-136.  Epub 03-Mayo-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8337.

Neste artigo, usamos a metodologia freireana dos Círculos de Cultura para explorar o desenvolvimento profissional contínuo dentro de uma Comunidade de Práticas em Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil em tempos de pandemia. Começamos por afirmar a importância da EJA no enfrentamento da exclusão imposta há décadas a parcelas da população no que se refere aos benefícios da educação. Conceituamos quem trabalha na EJA como uma comunidade de práticas e refletimos sobre o papel central da UNEB/MPEJA na formação dessa comunidade. Em seguida, apresentamos o projeto Indagações na / com a EJA em Tempos de Pandemia, realizado com uso das tecnologias da informação e comunicação, cujo objetivo principal foi interrogar, refletir e analisar os desafios e possibilidades das políticas públicas para a EJA no contexto da pandemia, por meio de um processo dialógico e democrático, possibilitando àqueles que se comprometem com a EJA em compartilhar e refletir sobre suas práticas. Sugerimos que o fortalecimento da Comunidade de Práticas em Educação de Jovens e Adultos (EJA) pode promover a inovação, desenvolver capital social e facilitar a criação e disseminação de conhecimento sobre, na e para a EJA na Bahia.

Palabras clave : Círculos de cultura; Comunidade de práticas; Educação de jovens e adultos..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )