SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue45THE TEACHING AND LEARNING DWELLING IN PANDEMIC TIMES AND THE VIRTUALITY OF AN OnLIFE EDUCATIONKNOWLEDGE AS A PROBLEM IN THE 21ST CENTURY UNIVERSITY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

COSTA, Alice Maria Figueira Reis da; ALMEIDA, Wallace Carriço de  and  SANTOS, Edméa Oliveira dos. EVENTOS CIENTÍFICOS ONLINE: O CASO DAS LIVES EM CONTEXTO DA COVID-19. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.45, pp.162-177.  Epub May 03, 2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8340.

O objetivo deste artigo é apresentar a importância da educação científica dentro da realidade brasileira e algumas implicações pertinentes às políticas públicas em relação ao fazer ciência no Brasil. Para isso, a escolha foi explicitar o fenômeno evento científico online, um fenômeno da educação científica como ressonância da cibercultura e um desdobramento da difusão científica online. Numa perspectiva epistemológica-metodológica de formação-pesquisa na cibercultura, os temas em discussão foram mapeados nas redes educativas que utilizaram os aplicativos do Facebook, Instagram e YouTube, entre os dois primeiros meses de quarentena com distanciamento social no Brasil. Espera-se com isso ampliar a compreensão social deste fenômeno sociotécnico e, ao mesmo tempo, descrever densamente a atualização de sua nomenclatura lives acadêmico-científicas ou lives de maio, preservando os limites da essência fenomenal. E, ainda, ampliar o repertório científico sobre a percepção pública de ciência da sociedade brasileira, assim como colaborar com as reflexões instauradas atualmente na sociedade mediante o impacto causado pela pandemia da COVID-19.

Keywords : Live acadêmico-científica; Educação científica; Educação online;.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )