SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número45HABITAR DE ENSEÑAR Y APRENDER EN TIEMPOS DE PANDEMIA Y LA VIRTUALIDAD DE LA EDUCACIÓN OnLIFEEL CONOCIMIENTO COMO PROBLEMA EN LA UNIVERSIDAD DEL SIGLO XXI índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

COSTA, Alice Maria Figueira Reis da; ALMEIDA, Wallace Carriço de  y  SANTOS, Edméa Oliveira dos. EVENTOS CIENTÍFICOS ONLINE: O CASO DAS LIVES EM CONTEXTO DA COVID-19. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.45, pp.162-177.  Epub 03-Mayo-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8340.

O objetivo deste artigo é apresentar a importância da educação científica dentro da realidade brasileira e algumas implicações pertinentes às políticas públicas em relação ao fazer ciência no Brasil. Para isso, a escolha foi explicitar o fenômeno evento científico online, um fenômeno da educação científica como ressonância da cibercultura e um desdobramento da difusão científica online. Numa perspectiva epistemológica-metodológica de formação-pesquisa na cibercultura, os temas em discussão foram mapeados nas redes educativas que utilizaram os aplicativos do Facebook, Instagram e YouTube, entre os dois primeiros meses de quarentena com distanciamento social no Brasil. Espera-se com isso ampliar a compreensão social deste fenômeno sociotécnico e, ao mesmo tempo, descrever densamente a atualização de sua nomenclatura lives acadêmico-científicas ou lives de maio, preservando os limites da essência fenomenal. E, ainda, ampliar o repertório científico sobre a percepção pública de ciência da sociedade brasileira, assim como colaborar com as reflexões instauradas atualmente na sociedade mediante o impacto causado pela pandemia da COVID-19.

Palabras clave : Live acadêmico-científica; Educação científica; Educação online;.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )