SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número45O HABITAR DO ENSINAR E DO APRENDER EM TEMPOS DE PANDEMIA E A VIRTUALIDADE DE UMA EDUCAÇÃO OnLIFEO CONHECIMENTO COMO PROBLEMA EM UMA UNIVERSIDADE DO SÉCULO XXI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

COSTA, Alice Maria Figueira Reis da; ALMEIDA, Wallace Carriço de  e  SANTOS, Edméa Oliveira dos. EVENTOS CIENTÍFICOS ONLINE: O CASO DAS LIVES EM CONTEXTO DA COVID-19. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.45, pp.162-177.  Epub 03-Maio-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8340.

O objetivo deste artigo é apresentar a importância da educação científica dentro da realidade brasileira e algumas implicações pertinentes às políticas públicas em relação ao fazer ciência no Brasil. Para isso, a escolha foi explicitar o fenômeno evento científico online, um fenômeno da educação científica como ressonância da cibercultura e um desdobramento da difusão científica online. Numa perspectiva epistemológica-metodológica de formação-pesquisa na cibercultura, os temas em discussão foram mapeados nas redes educativas que utilizaram os aplicativos do Facebook, Instagram e YouTube, entre os dois primeiros meses de quarentena com distanciamento social no Brasil. Espera-se com isso ampliar a compreensão social deste fenômeno sociotécnico e, ao mesmo tempo, descrever densamente a atualização de sua nomenclatura lives acadêmico-científicas ou lives de maio, preservando os limites da essência fenomenal. E, ainda, ampliar o repertório científico sobre a percepção pública de ciência da sociedade brasileira, assim como colaborar com as reflexões instauradas atualmente na sociedade mediante o impacto causado pela pandemia da COVID-19.

Palavras-chave : Live acadêmico-científica; Educação científica; Educação online;.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )