SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número45EVENTOS CIENTÍFICOS ONLINE: O CASO DAS LIVES EM CONTEXTO DA COVID-19MECÂNICA DE JOGO EM NARRATIVA PARA APOIO DE ALUNOS COM DISLEXIA: PERCEPÇÕES DE DISCENTES E DOCENTES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

BAUTISTA-VALLEJO, José M.; HERNANDEZ-CARRERA, Rafael M.  e  MATOS-DE-SOUZA, Rodrigo. O CONHECIMENTO COMO PROBLEMA EM UMA UNIVERSIDADE DO SÉCULO XXI. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.45, pp.178-194.  Epub 03-Maio-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8343.

Tradicionalmente, a missão realizada pela universidade tinha a ver com a cultura, a ciência e a profissionalidade. Hoje, novas formas de produção e gestão do conhecimento, dentro e fora da universidade, evidenciam o fato de que estamos enfrentando a necessidade de uma nova sociedade do conhecimento, no mínimo, dentro da estrutura dessas três funções. A universidade tem a missão de descobrir e também disseminar novos conhecimentos. A sociedade, por sua vez, precisa de soluções permanentes para seus problemas sem fim. Como estas duas tensões estão relacionadas no presente e no futuro é uma grande incógnita. Eventos como a pandemia da COVID-19 apenas reforçaram esta discussão. Este artigo tem como objetivo reunir informações atualizadas sobre os significados do futuro é uma grande incógnita. Eventos como a pandemia da COVID-19 apenas reforçaram esta discussão. Este artigo tem como objetivo reunir informações atualizadas sobre os significados do conhecimento no ambiente universitário e identificar os aspectos relevantes, bem como as controvérsias que possam existir sobre o assunto. Para este fim, foi realizada uma revisão documental descritiva, com uma análise através de uma série de categorias. Mais de 300 documentos foram tratados, dos quais 47 foram selecionados. Entre os resultados destacamos o fato das importantes inconsistências e controvérsias que vários tipos de conhecimento geram dentro da universidade, algo que afeta os currículos de treinamento e a forma como a universidade se relaciona com o conhecimento e com o mundo.

Palavras-chave : Universidade; conhecimento; currículo; ensino-aprendizagem.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )