SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número45EL CONOCIMIENTO COMO PROBLEMA EN LA UNIVERSIDAD DEL SIGLO XXIFORMACIÓN DOCENTE EN EL CURSO DE PEDAGOGÍA: REFLEXIONES DESDE LA PERSPECTIVA DE LOS EGRESADOS DEL UNIMONTES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

CAMPOS, Jailma Bulhões  y  ALMEIDA, Ana Margarida Pisco. MECÂNICA DE JOGO EM NARRATIVA PARA APOIO DE ALUNOS COM DISLEXIA: PERCEPÇÕES DE DISCENTES E DOCENTES. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.45, pp.195-218.  Epub 03-Mayo-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8345.

Este artigo apresenta o processo de desenvolvimento e testagem de um protótipo de uma narrativa gamificada, que visa apoiar a aprendizagem de leitura de alunos com dislexia. Motivação, engajamento e aprendizagem foram os domínios medidos a partir das perspectivas dos participantes coletados por meio de escalas e entrevistas abertas. Os dados das entrevistas foram registrados em áudio após a testagem do recurso e, posteriormente, transcritos e analisados por meio da técnica análise de conteúdo. Quanto as escalas, estas foram aplicadas após a testagem. São apresentados o processo de design, destacando o framework e os princípios e estratégias de game utilizados. Os resultados principais mostram indicadores da contribuição dos elementos de jogo aplicados ao recurso para os domínios avaliados.

Palabras clave : Narrativa gamificada; Mecânicas de jogo; Aprendentes com dislexia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )