SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número45O CONHECIMENTO COMO PROBLEMA EM UMA UNIVERSIDADE DO SÉCULO XXIFORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA: REFLEXÕES SOB A ÓTICA DOS EGRESSOS DA UNIMONTES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

CAMPOS, Jailma Bulhões  e  ALMEIDA, Ana Margarida Pisco. MECÂNICA DE JOGO EM NARRATIVA PARA APOIO DE ALUNOS COM DISLEXIA: PERCEPÇÕES DE DISCENTES E DOCENTES. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.45, pp.195-218.  Epub 03-Maio-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8345.

Este artigo apresenta o processo de desenvolvimento e testagem de um protótipo de uma narrativa gamificada, que visa apoiar a aprendizagem de leitura de alunos com dislexia. Motivação, engajamento e aprendizagem foram os domínios medidos a partir das perspectivas dos participantes coletados por meio de escalas e entrevistas abertas. Os dados das entrevistas foram registrados em áudio após a testagem do recurso e, posteriormente, transcritos e analisados por meio da técnica análise de conteúdo. Quanto as escalas, estas foram aplicadas após a testagem. São apresentados o processo de design, destacando o framework e os princípios e estratégias de game utilizados. Os resultados principais mostram indicadores da contribuição dos elementos de jogo aplicados ao recurso para os domínios avaliados.

Palavras-chave : Narrativa gamificada; Mecânicas de jogo; Aprendentes com dislexia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )