SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue45TEACHER TRAINING IN THE EDUCATION PROGRAM: REFLECTIONS FROM THE PERSPECTIVE OF UNIMONTES GRADUATESTEACHING TRAINING AND THE RELATIONSHIPS OF GENDER AND SEXUALITY IN THE PEDAGOGY COURSE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

LAMAR, Adolfo Ramos; ROACH, Eduardo Francisco Freyre  and  ZOBOLI, Fabio. A EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMPARADA: APLICAÇÕES E TENDÊNCIAS. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.45, pp.239-257.  Epub May 03, 2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.

O conhecimento comparativo é levado em consideração na Educação Física ao planejar, implementar, monitorar e avaliar políticas, currículos, currículos, aulas e pesquisas. A Epistemologia da Educação Física Comparada trata da validade desses conhecimentos. O objetivo deste artigo é discutir como as diversas perspectivas epistemológicas se manifestam na produção do conhecimento comparativo para a Educação Física. São expostas as perspectivas epistemológicas a respeito dos pressupostos ontológicos e gnoseológicos que sugere e suas aplicações no trabalho comparativo. Conclui-se que na Educação Física Comparada há confluência, complementação e triangulação entre as perspectivas epistemológicas, bem como os métodos e técnicas que promovem, não apenas tendências inevitáveis, mas também louváveis. O trabalho sistematiza experiências de trabalho de ensino e pesquisa dos autores em questões epistemológicas relacionadas à educação física.

Keywords : Epistemologia; Educação Comparada; Educação Física Comparada.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )