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Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

LAMAR, Adolfo Ramos; ROACH, Eduardo Francisco Freyre  y  ZOBOLI, Fabio. A EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMPARADA: APLICAÇÕES E TENDÊNCIAS. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.45, pp.239-257.  Epub 03-Mayo-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.

O conhecimento comparativo é levado em consideração na Educação Física ao planejar, implementar, monitorar e avaliar políticas, currículos, currículos, aulas e pesquisas. A Epistemologia da Educação Física Comparada trata da validade desses conhecimentos. O objetivo deste artigo é discutir como as diversas perspectivas epistemológicas se manifestam na produção do conhecimento comparativo para a Educação Física. São expostas as perspectivas epistemológicas a respeito dos pressupostos ontológicos e gnoseológicos que sugere e suas aplicações no trabalho comparativo. Conclui-se que na Educação Física Comparada há confluência, complementação e triangulação entre as perspectivas epistemológicas, bem como os métodos e técnicas que promovem, não apenas tendências inevitáveis, mas também louváveis. O trabalho sistematiza experiências de trabalho de ensino e pesquisa dos autores em questões epistemológicas relacionadas à educação física.

Palabras clave : Epistemologia; Educação Comparada; Educação Física Comparada.

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