SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número45FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA: REFLEXÕES SOB A ÓTICA DOS EGRESSOS DA UNIMONTESFORMAÇÃO DOCENTE E AS RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO CURSO DE PEDAGOGIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

LAMAR, Adolfo Ramos; ROACH, Eduardo Francisco Freyre  e  ZOBOLI, Fabio. A EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMPARADA: APLICAÇÕES E TENDÊNCIAS. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.45, pp.239-257.  Epub 03-Maio-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.

O conhecimento comparativo é levado em consideração na Educação Física ao planejar, implementar, monitorar e avaliar políticas, currículos, currículos, aulas e pesquisas. A Epistemologia da Educação Física Comparada trata da validade desses conhecimentos. O objetivo deste artigo é discutir como as diversas perspectivas epistemológicas se manifestam na produção do conhecimento comparativo para a Educação Física. São expostas as perspectivas epistemológicas a respeito dos pressupostos ontológicos e gnoseológicos que sugere e suas aplicações no trabalho comparativo. Conclui-se que na Educação Física Comparada há confluência, complementação e triangulação entre as perspectivas epistemológicas, bem como os métodos e técnicas que promovem, não apenas tendências inevitáveis, mas também louváveis. O trabalho sistematiza experiências de trabalho de ensino e pesquisa dos autores em questões epistemológicas relacionadas à educação física.

Palavras-chave : Epistemologia; Educação Comparada; Educação Física Comparada.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )