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Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

MENDES, Ronivaldo Ferreira  e  MARQUES, Welisson. SENTIDOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS - IFNMG - CAMPUS ALMENARA. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.45, pp.277-295.  Epub 03-Maio-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.6667.

Esta pesquisa é um recorte da dissertação do programa de mestrado profissional em educação tecnológica do IFTM - Campus Uberaba-MG e, tem como objetivo analisar, por meio dos discursos dos sujeitos-professores atuantes nos cursos técnicos integrados ao ensino médio no IFNMG - Campus Almenara, os sentidos de “integração” e de “curso técnico integrado ao ensino médio”. No que tange ao delineamento teórico-metodológico, a pesquisa possui abordagem qualitativa, utiliza-se como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas com o quantitativo de seis sujeitos-professores participantes da pesquisa que atuam em um dos cursos técnicos integrados ao ensino médio na referida instituição. Fundamentamo-nos nos pressupostos da Análise do Discurso (doravante AD) de linha francesa, à luz da episteme do pensador Michel Pêcheux. Como espinha dorsal, utilizamos autores, tais como, as obras de Ramos (2008), Frigotto (2012; 2015), Ciavatta (2005) e Machado (2006) para embasamento da discussão teórica da relação entre o trabalho, educação e ensino médio integrado. De um modo geral, pode-se intuir que as discussões teóricas efetuadas e as análises demonstram que os sentidos dos termos “integração” e “cursos técnicos ao ensino médio integrado” são expressões polissêmicas e retratam diversas práticas político-pedagógicas para além das questões atinentes ao currículo das disciplinas propedêuticas e técnicas.

Palavras-chave : Ensino médio integrado; Trabalho como princípio educativo; IFNMG - Campus Almenara.

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