SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue45MEANINGS OF INTEGRATED HIGH SCHOOL: A CASE STUDY AT FEDERAL INSTITUTE OF NORTHERN MINAS GERAIS - IFNMG - CAMPUS ALMENARAMODEL ANALYSIS AS A METHOD OF TEACHING MATHEMATICS IN BASIC EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

MENDES, Juliana Camila Barbosa  and  MARQUES, Luciana Rosa. RESPONSABILIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO: “SIGNOS TIDOS COMO MILAGRE”. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.45, pp.296-315.  Epub May 03, 2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.7012.

Este artigo interroga a política de responsabilização no estado de Pernambuco, discutindo as diferentes demandas e enunciações que emergem da proposta de modernização da gestão pública. A pesquisa foi desenvolvida numa perspectiva discursiva. A partir da análise de um corpus ampliado de documentos da política educacional, foram problematizados os deslocamentos de sentidos que são hegemonizados na produção da política curricular atrelada ao discurso de accountability. Ao investigar quais sentidos possibilitam a hegemonia e significação da política de responsabilização educacional, os dados da pesquisa revelam a associação dos significantes modernização e responsabilização, ambos enunciados como um novo valor naturalizado e qualitativo a ser perseguido na gestão pública. Portanto, a política de responsabilização atua como uma superfície de inscrição de significados, composta de narrativas que vão da modernização à narrativa de salvacionismo, garantia de qualidade, equidade e padrões de desempenho, tendo como corte antagônico a ideia de “crise” do sistema educacional.

Keywords : Modernização; Responsabilização; Teoria do Discurso.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )