SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número45SENTIDOS DE LA ESCUELA SECUNDARIA INTEGRADA: UN ESTUDIO DE CASO EN INSTITUTO FEDERAL DEL NORTE DE MINAS GERAIS - IFNMG - CAMPUS ALMENARAANÁLISIS DE MODELOS COMO MÉTODO DE ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS EN LA EDUCACIÓN BÁSICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

MENDES, Juliana Camila Barbosa  y  MARQUES, Luciana Rosa. RESPONSABILIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO: “SIGNOS TIDOS COMO MILAGRE”. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.45, pp.296-315.  Epub 03-Mayo-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.7012.

Este artigo interroga a política de responsabilização no estado de Pernambuco, discutindo as diferentes demandas e enunciações que emergem da proposta de modernização da gestão pública. A pesquisa foi desenvolvida numa perspectiva discursiva. A partir da análise de um corpus ampliado de documentos da política educacional, foram problematizados os deslocamentos de sentidos que são hegemonizados na produção da política curricular atrelada ao discurso de accountability. Ao investigar quais sentidos possibilitam a hegemonia e significação da política de responsabilização educacional, os dados da pesquisa revelam a associação dos significantes modernização e responsabilização, ambos enunciados como um novo valor naturalizado e qualitativo a ser perseguido na gestão pública. Portanto, a política de responsabilização atua como uma superfície de inscrição de significados, composta de narrativas que vão da modernização à narrativa de salvacionismo, garantia de qualidade, equidade e padrões de desempenho, tendo como corte antagônico a ideia de “crise” do sistema educacional.

Palabras clave : Modernização; Responsabilização; Teoria do Discurso.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )