SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue45ACCOUNTABILITY AND MODERNIZATION: “SIGNS TAKEN FOR WONDERS”KEYS IN BUILDING KNOWLEDGE OF INCLUSIVE EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

SOUSA, Emerson Silva de. ANÁLISE DE MODELOS COMO UM MÉTODO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.45, pp.316-337.  Epub May 03, 2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.7017.

O presente artigo tem como principal objetivo apresentar uma concepção da abordagem pedagógica denominada Análise de Modelos, como um método de ensino de Matemática na Educação Básica. A construção dessa proposta se desenvolveu basicamente dentro do contexto da Modelagem Matemática, vista em geral como uma estratégia de ensino inovadora, mas que apresenta algumas dificuldades na sua implementação como atividade regular em sala de aula. A Análise de Modelos na perspectiva aqui proposta, se coloca como uma alternativa no trabalho com modelos matemáticos já existentes, advindos de variados contextos de interesse dos estudantes, que pode ser implementada com mais facilidade que a Modelagem, ao mesmo tempo que pode incentivar aqueles professores que se sentem inseguros na implementação desta, sem a preocupação de se distanciar da estrutura escolar vigente, principalmente em relação ao cumprimento do conteúdo curricular programático.

Keywords : Análise de Modelos; Modelagem Matemática; Método de Ensino..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )