SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número45ANÁLISIS DE MODELOS COMO MÉTODO DE ENSEÑANZA DE LAS MATEMÁTICAS EN LA EDUCACIÓN BÁSICAEL DESARROLLO DE LA INSTITUCIÓN DEL NOMBRAMIENTO PARA LOS RANGOS CIENTÍFICOS DE LA FACULTAD DE ENSEÑANZA CIENTÍFICA EN LA FEDERACIÓN DE RUSIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

GONZALEZ, Aldo Ocampo. CHAVES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.45, pp.338-356.  Epub 03-Mayo-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8140.

a teoria da educação inclusiva, ao tornar explícito um caráter aberto, exige pensar sobre o que faz no mundo e como resolve certos problemas, tentando visualizar em que outras coisas seu trabalho articula. A educação inclusiva, não pertencendo exatamente à regionalização significada como educação especial, reafirma que seus contornos definidores foram estabelecidos por meio de um conjunto de mal-entendidos de aproximação do próprio termo. O objetivo deste trabalho é analisar algumas de suas premissas heurísticas para compreender seus mecanismos de produção de conhecimento. O método utilizado é a revisão documental crítica. Entre suas principais conclusões, o trabalho identifica que a estrutura de conhecimento do que chamamos de educação inclusiva é constituída por uma diversidade de vozes que contribuem para a compreensão de diversos temas e articulações com as diversas estruturas do mundo e seus sistemas, exigindo a adoção. de novos métodos para problemas que não podem ser compreendidos sob o purismo conservador do trabalho metodológico. Os territórios do inclusivo constroem uma epistemologia neo-materialista.

Palabras clave : construção do conhecimento; Educação inclusiva; diasporismo; transposições; complicações genealógicas; definição de problemas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )