SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue45MODERNIZATION OF THE INSTITUTE GRANTING ACADEMIC TITLES TO SCIENTIFIC AND PEDAGOGICAL STAFF OF THE RUSSIAN FEDERATIONEDUCATION AND STRUGGLE OF LANDLESS WORKERS AS AN EXPRESSION OF THE CONTRADICTORY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

RUIZ, Samuel Hilcias Carvajal  and  VILLASMIL, Eduardo José. DESIGUALDADES SOCIAIS E INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS DA RESISTÊNCIA VENEZUELANA. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.45, pp.376-390.  Epub May 03, 2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8360.

Este trabalho descreve o modelo político-social consagrado na Constituição da República Bolivariana da Venezuela de 1999 e a estrutura legal dela derivada, que destaca sua garantia de direitos fundamentais, entre outros, à educação. Seu perfil inclusivo é destacado como um instrumento para reverter os efeitos devastadores das desigualdades sociais historicamente criadas e reproduzidas, um produto da lógica metabólica do capitalismo periférico. Nesse esforço teórico-documental, é feita uma breve revisão teórica em torno do conceito de desigualdade social, para aprofundar e contrastar os fundamentos doutrinários do modelo bolivariano, enfatizando as diretrizes e políticas destinadas à construção de uma sociedade democrática da justiça e do direito no protagonismo organizado do povo como instrumento de resistência e construção coletiva.

Keywords : Desigualdade social; Modelo político - social; Direitos sociais; Resistência e Participação social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )