SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número45EL DESARROLLO DE LA INSTITUCIÓN DEL NOMBRAMIENTO PARA LOS RANGOS CIENTÍFICOS DE LA FACULTAD DE ENSEÑANZA CIENTÍFICA EN LA FEDERACIÓN DE RUSIAEDUCACIÓN Y LUCHA DE LOS TRABAJADORES SIN TIERRA COMO EXPRESIÓN DE LO CONTRADICTORIO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

RUIZ, Samuel Hilcias Carvajal  y  VILLASMIL, Eduardo José. DESIGUALDADES SOCIAIS E INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS DA RESISTÊNCIA VENEZUELANA. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.45, pp.376-390.  Epub 03-Mayo-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8360.

Este trabalho descreve o modelo político-social consagrado na Constituição da República Bolivariana da Venezuela de 1999 e a estrutura legal dela derivada, que destaca sua garantia de direitos fundamentais, entre outros, à educação. Seu perfil inclusivo é destacado como um instrumento para reverter os efeitos devastadores das desigualdades sociais historicamente criadas e reproduzidas, um produto da lógica metabólica do capitalismo periférico. Nesse esforço teórico-documental, é feita uma breve revisão teórica em torno do conceito de desigualdade social, para aprofundar e contrastar os fundamentos doutrinários do modelo bolivariano, enfatizando as diretrizes e políticas destinadas à construção de uma sociedade democrática da justiça e do direito no protagonismo organizado do povo como instrumento de resistência e construção coletiva.

Palabras clave : Desigualdade social; Modelo político - social; Direitos sociais; Resistência e Participação social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )