SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número45O DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO DE NOMEAÇÃO PARA AS FILEIRAS CIENTÍFICAS DO CORPO DOCENTE DE ENSINO CIENTÍFICO DA FEDERAÇÃO RUSSAEDUCAÇÃO E LUTA DE TRABALHADORES SEM-TERRA COMO EXPRESSÃO DO CONTRADITÓRIO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

RUIZ, Samuel Hilcias Carvajal  e  VILLASMIL, Eduardo José. DESIGUALDADES SOCIAIS E INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS DA RESISTÊNCIA VENEZUELANA. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.45, pp.376-390.  Epub 03-Maio-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.8360.

Este trabalho descreve o modelo político-social consagrado na Constituição da República Bolivariana da Venezuela de 1999 e a estrutura legal dela derivada, que destaca sua garantia de direitos fundamentais, entre outros, à educação. Seu perfil inclusivo é destacado como um instrumento para reverter os efeitos devastadores das desigualdades sociais historicamente criadas e reproduzidas, um produto da lógica metabólica do capitalismo periférico. Nesse esforço teórico-documental, é feita uma breve revisão teórica em torno do conceito de desigualdade social, para aprofundar e contrastar os fundamentos doutrinários do modelo bolivariano, enfatizando as diretrizes e políticas destinadas à construção de uma sociedade democrática da justiça e do direito no protagonismo organizado do povo como instrumento de resistência e construção coletiva.

Palavras-chave : Desigualdade social; Modelo político - social; Direitos sociais; Resistência e Participação social.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )