SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número45DESIGUALDADES SOCIALES E INCLUSIÓN EN EDUCACIÓN: EXPERIENCIAS DE LA RESISTENCIA VENEZOLANACONCEPCIONES DE EDUCACIÓN AMBIENTAL CRÍTICA DE PROFESORES Y DE LA ARTICULADORA PEDAGÓGICA DE UNA ESCUELA MUNICIPAL DEL INTERIOR DE BAHIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

TAFURI, Diogo Marques. EDUCAÇÃO E LUTA DE TRABALHADORES SEM-TERRA COMO EXPRESSÃO DO CONTRADITÓRIO. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.45, pp.391-410.  Epub 03-Mayo-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.6957.

Neste artigo, propomos compreensões acerca das intencionalidades inerentes à participação pregressa de agricultores/as assentados/as em processos de luta pela reforma agrária no Brasil. Partimos de um posicionamento epistemológico que considera as práticas sociais vivenciadas pelos seres humanos enquanto práxis intersubjetiva, geradora de processos educativos que se projetam no tempo-espaço a partir de situações gnosiológicas problematizadoras da realidade social. Por meio da análise fenomenológica de dados obtidos pelas entrevistas realizadas com agricultores/as assentados/as, argumentamos que a prática da luta pela terra por eles empenhada se configurou enquanto expressão dos processos educativos forjados a partir do contraste de suas experiências de roça e êxodo rural.

Palabras clave : Luta pela Terra; Processos Educativos; Trabalhadores sem-terra.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )