SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número45DESIGUALDADES SOCIAIS E INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS DA RESISTÊNCIA VENEZUELANACONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA DE PROFESSORES E DA ARTICULADORA PEDAGÓGICA DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO INTERIOR DA BAHIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

TAFURI, Diogo Marques. EDUCAÇÃO E LUTA DE TRABALHADORES SEM-TERRA COMO EXPRESSÃO DO CONTRADITÓRIO. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.45, pp.391-410.  Epub 03-Maio-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.6957.

Neste artigo, propomos compreensões acerca das intencionalidades inerentes à participação pregressa de agricultores/as assentados/as em processos de luta pela reforma agrária no Brasil. Partimos de um posicionamento epistemológico que considera as práticas sociais vivenciadas pelos seres humanos enquanto práxis intersubjetiva, geradora de processos educativos que se projetam no tempo-espaço a partir de situações gnosiológicas problematizadoras da realidade social. Por meio da análise fenomenológica de dados obtidos pelas entrevistas realizadas com agricultores/as assentados/as, argumentamos que a prática da luta pela terra por eles empenhada se configurou enquanto expressão dos processos educativos forjados a partir do contraste de suas experiências de roça e êxodo rural.

Palavras-chave : Luta pela Terra; Processos Educativos; Trabalhadores sem-terra.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )