SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue45EDUCATION AND STRUGGLE OF LANDLESS WORKERS AS AN EXPRESSION OF THE CONTRADICTORYTHE PROBLEM SOLVING IN THE SÃO PAULO MATHEMATICAL CURRICULUM AND IN THE CADERNO DO ALUNO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

RAMOS, Josiône de Oliveira  and  SILVA, Silvana do Nascimento. CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA DE PROFESSORES E DA ARTICULADORA PEDAGÓGICA DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO INTERIOR DA BAHIA. Práx. Educ. [online]. 2021, vol.17, n.45, pp.411-427.  Epub May 03, 2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i45.6712.

O presente trabalho foi realizado com o objetivo de analisar as concepções de professores e articuladora pedagógica acerca da forma como a Educação Ambiental Crítica (EA Crítica) é articulada na escola. A coleta de dados foi realizada em uma escola municipal localizada no município de Ipiaú, no estado da Bahia, que atende alunos dos anos finais do ensino fundamental. Constitui-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que utilizou entrevista semiestruturada com professores e articuladora pedagógica. A partir da obtenção desses dados foi utilizada a análise de conteúdo, da qual emergiram significados que foram categorizados. A categoria que se deu como ponto de partida do processo analítico da entrevista foi: Educação Ambiental no contexto escolar, tendo desdobramento em subcategorias: macrotendências político-pedagógicas da Educação Ambiental, EA Crítica e o ensino: relevância e articulação, inovações na prática docente, projetos pedagógicos abordando a EA Crítica, recursos e ferramentas no ensino da EA Crítica e inserção da EA Crítica no planejamento de ensino da unidade escolar. A EA Crítica foi citada concomitantemente com a EA conservadora e pragmática se diferenciando por meio, das características específicas. Os resultados apontam para o desconhecimento dos entrevistados sobre a temática e sobre o planejamento de curso da escola. A responsabilização da abordagem do tema é dada às áreas afins, apontadas pela falta de capacitação dos profissionais fazendo com que essa inserção contribua pouco com uma educação que pretenda ser transformadora e reflexiva.

Keywords : Concepções de profissionais da educação; educação ambiental crítica; macrotendências político-pedagógicas..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )